GREVE NACIONAL E MARCADA PARA DIA 11 EM SALVADOR! VEJA O QUE VAI PARAR EM SALVADOR
Vários segmentos de trabalhadores de Salvador e do Estado devem parar atividades nesta quinta (11), conforme levantamento feito pelo O SUBURBANO VIU junto aos sindicatos e centrais sindicais.
Confirmaram adesão à paralisação de 24 horas os bancários, policiais civis, servidores da rede pública de saúde, professores da rede municipal de Salvador, portuários, policiais civis, operários da construção pesada, empregados das indústrias de alimentos e servidores da UFBA. O Sindicato dos Comerciários definiu paralisação nas lojas da avenida Sete de Setembro e nos shoppings Piedade e Lapa.
Outras categorias promoverão protestos. As que não vão parar atividades por 24 horas podem ser forçadas a parar de forma branca no início do dia por causa do transporte. É o caso dos trabalhadores do Polo e do CIA – químicos, petroleiros, metalúrgicos, operários têxteis e do ramo de bebidas -, dos comerciários e segmentos das áreas de serviços que dependem dos ônibus para o deslocamento.
As centrais sindicais que organizam o portesto destacam que as manifestações refletem os anseios e as reivindicações históricas do movimento sindical e que os trabalhadores estarão nas ruas porque querem o cumprimento dessa pauta. Os itens reivindicados pelos sindicalistas é Piso Salarial Regional, fim da violência e genocídio da juventude negra, Combate à seca, transporte público de qualidade, redução da tarifa e mobilidade urbana, fim do Fator Previdenciário e recuperação do poder de compra dos aposentados, jornada de 40 horas semanais sem redução salarial, reajuste digno para os aposentados, mais investimentos em saúde e educação; fim do projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização, reforma Agrária e fim dos leilões do petróleo.
As entidades divulgaram um cronograma das atividades que acontecem nesta quinta. Veja:
4h - paralisação dos ônibus (urbanos, intermunicipais, cargas, fretamento e locadoras).
5h - paralisação dos trabalhadores da indústria na BR 324, via parafuso, trevo da resistência, Candeias, Camaçari, Alagoinhas (trabalhadores de diversos ramos).
5h - paralisação de diversas BRs, saída e entrada de Feira de Santana, BRs 324, 101, 242 (MST, Trabalhadores Rurais, Via Campesina, Movimentos sociais).
7h - atrasos na entrada do expediente em hospitais públicos e privados. Assembleia com trabalhadores.
7h - paralisações e mobilizações em diversas cidades: Camaçari, Alagoinhas, Juazeiro, Feira de Santana, Candeias, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Teixeira de Freitas.
12h - concentração com as outras centrais no Campo Grande, em Salvador.
15h - Marcha Unificada das centrais - do Campo Grande à Praça Municipal, em Salvador